terça-feira, 11 de setembro de 2012

Semana Literária & Feira do Livro (Curitiba)

Esta semana, do dia 10 à 15 de setembro ocorre a 31° da Semana Literária & Feira do Livro em Curitiba City promovida pelo SESC e Universidade Federal do Paraná. Homenageando o grande escritor curitibano Dalton Trevisan (o vampiro curitibano). Tema do evento:


Reinventar-se em tempos apressados


"O mundo gira numa velocidade estonteante, capaz de nos passar inúmeras rasteiras durante um único dia. As novidades se amontoam à nossa volta sedentas de atenção. Tudo o que é de ontem se desmancha numa nuvem de desimportância. O novo — no ritmo alucinado da vida — impõe-se, sufoca-nos. A tecnologia de hoje será obsoleta, ultrapassada, anacrônica, num piscar de olhos. A vida é escancarada em redes sociais. Todos podem falar com todos sem parar. Não há fronteiras para a exposição. O mundo está escancarado, nu diante de si mesmo.
E o que a literatura e sua lentidão têm a ver com estes tempos de ímpetos enfurecidos? Talvez a necessidade de contraposição à “loucura” diária e de transformar-se numa pacata ilha de resistência. Ou então resistir, combater e, se necessário, aliar-se à rapidez instalada. A literatura precisa reinventar-se, recriar-se? De que maneira a criação literária acompanha (ou combate) esta algaravia sonora e imagética? Os breves textos de Dalton Trevisan (autor homenageado pela Semana Literária do Sesc Paraná), nascidos na metade do século XX, preconizavam a ligeireza deste século XXI em plena ebulição?
Esta discussão — a capacidade/necessidade de a literatura reinventar-se, recriar-se — estará no centro do amplo palco que o Sesc PR espalha por todo o estado durante a Semana Literária. O desafio não é encontrar respostas definitivas, mas ampliar uma reflexão das mais significativas: o que a lentidão, a reflexão, o recolhimento, o silêncio da literatura podem fazer para ampliar seu espaço num mundo invadido pela imagem, interatividade e novidade.
Questões rondam a literatura: ainda há espaço para os grandes romances panorâmicos do século XIX; qual é o espaço para a poesia; que Brasil é construído a partir da ficção contemporânea; há uma marca que sobressai na atual ficção brasileira; quem é o leitor e como será o leitor do futuro; a crítica literária consegue dar conta da imensa produção nacional? (...)"

Rogério Pereira – Curador

Site do evento.

A feira está realmente muito boa, esperava encontrar de tudo em livros. E realmente encontrei muita variedade e muitas promoções neste segundo dia de feira que estive lá. 
Mas o que realmente me impressionou foi a variedade de HQs. Encontrei muita HQ lá. Em um evento de literatura é incrível ver como a HQ vem ganhando importância na educação e cultura.

Inclusive a Itiban, melhor loja de quadrinhos em Curitiba City, está com um stand na feira. 


Com um acervo bem especial. Uma excelente dimensão de quadrinhos brasileiros principalmente e quadrinhos clássicos vendidos na própria loja. Quadrinhos famosos como Achados e Perdidos, Cometa, Lôcas e alguns poucos de heróis como Lanterna Verde.







Mas, como disse antes, raríssimos em forma de revista. Ao que parece  o formato de livro têm valorizado e transformado o quadrinho em ótima opção de leitura.

Rolou também na feira pela Itiban  o Lançamento de Ensaio do Vazio, romance de Carlos Henrique Schroeder, adaptado para quadrinhos. 


A feira foi montada em frente à Universidade Federal em um barracão, com diversos stand de diversas editoras, com descontos nos livros também.



Local: Praça Santos Andrade, Curitiba.
Horário: das 08:00 às 20:00 hrs
Entrada: aberto ao público.

A Semana Literária do SESC ocorre em vários estados do país e vale a pena visitar. 
Logo, mais informações de  eventos. 

Abraço e até logo.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Vote em Jeff Silva no TOP100 Webcomics Brasil Top Site List
Licença Creative Commons
Esta obra de Jeff Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Powered by Blogspot